sexta-feira, 24 de julho de 2015

Marcas do lançamento de JUST IT

Viver, para valer a pena, é ultrapassar marcas e romper os próprios limites. E nesse caminho que só vai, todos nós erguemos diversos marcos. Hoje é o dia do lançamento de JUST IT, o primeiro livro de uma série poética que irá se estender até o fim do ano, com a publicação de mais dois livros. E como de praxe, cá estou a escrever sobre o que isso representa na minha carreira.


Comecei a publicar em dois mil e nove, como resultado de um trabalho iniciado três anos antes, justamente com a produção de poemas, embora o primeiro livro tenha sido fruto de uma palestra que ministrava nas escolas. Depois vieram Raridades, Viver e ajudar a Viver, o primeiro e-book, e a crise. Durante o ano passado eu estive à beira de abandonar a literatura como ofício. Em janeiro deste ano voltei a escrever, quando iniciei um romance, mas foi só quando a poesia voltou que eu tive certeza: eu preciso escrever!

Adiei o romance e prontamente me curvei à poesia. Junto com ela vieram a decisão de me profissionalizar e tudo o que isso acarretará. Fui além e rompi com o trauma daquela aula de "Educação Artística", passei por cima da professora que dizia que o meu desenho não se encaixava, estava errado e do escândalo que causei com alguns desenhos mais ousados.

Publicar poemas também é uma revolução pessoal. Eu não me considero poeta, já tive um livro de poemas achincalhado por um "editor", não tenho formação poética, sou mais prosador, contador de estórias, mas não pude conter o rio de palavras que correm aqui... Somei a isso alguns retratos do autor, especiais para esse projeto, que logo estarão disponíveis aqui no blog também, embora já estejam circulando.

Por fim (ou seria melhor começo?), optei pela independência. O que isso quer dizer? O preço de capa de uma edição impressa por editoras pequenas, do livro de um autor desconhecido, é impraticável! O autor paga para comprar o próprio livro! Então decidi publicar o primeiro livro digital no ano passado e comecei a gostar da experiência de controlar todo o processo... Fiz o mesmo com JUST IT, mas fui além, agora o blog conta com uma loja. Os livros serão vendidos aqui, sem atravessadores. Escrevo, edito, divulgo, vendo, entrego. Para que melhor?!

Portanto, hoje se levanta um marco na minha carreira, a profissionalização e a independência! Junto com isso virão mais novidades que eu espero que atendam os interesses de vocês, que tragam motivação, alegria e, principalmente, mais encontros. Eu desejo encontrar vocês que leem o que eu escrevo, me escrevem e participam mesmo de longe. O pessoal do Rio, de São Paulo, da Argentina, Paraíba, de Portugal, da Alemanha, Bahia, do Paraná, tantos, e mesmo o pessoal aqui do Rio Grande do Sul, vamos nos encontrar mais, falar mais, criar mais...

Obrigado a todos que fazem parte disso, que não me deixam sozinho, que acreditam nas minhas ideias malucas, que trocam informações, ajudam, enviam livros, cartões-postais, cartas (amo receber cartas!), respondem e-mails, todos os que fazem parte desse jogo alucinante que é construir uma carreira artística no Brasil e ainda, principalmente, VIVER. Muito obrigado!

2 comentários:

  1. Eu acredito que é possível viver de poesia, ou pelo menos devemos criar os meios para tanto. A palavra tem que ser valorizada, pois toda arte tem valor. Pessoas pagam por uma exposição e por teatro, mas os livros algumas vezes fiam diluídos como se tudo isso fosse um favor. Acredito que ao aliviar nossas almas nestes papéis podemos encontrar tantos outros corações solidários e criar uma rede que resista ao tempo, que resista aos obstáculos, que não desista. Parabéns por mais uma iniciativa, e lembre que não há motivo para não viver daquilo que nos faz feliz. Um grande abraço!

    ResponderExcluir