quarta-feira, 22 de abril de 2015

A palavra do Leitor, com Ana Carolina Gomes

Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura do RS

Câmara Rio-Grandense do Livro
18 a 23 de abril de 2015


Hoje é dia de Ana Carolina Gomes. Ex-atleta de Ginástica Rítmica e professora de Pilates, a Ana tem 21 anos, mora em Santa Cruz do Sul – RS e prefere ler romances e crônicas.

Dan: Quando e de que modo começou a sua relação com os livros e a leitura?
Ana: Durante os anos de estudo na escola, sempre éramos muito bem estimulados à leitura, desde a educação infantil, com contos e lendas, ao ensino médio, com autoajuda para passar no vestibular. Hoje, qualquer livro, seja drama, romance, científico, poema é uma autoajuda. Ajuda você a motivar seu dia, suas histórias, sua mente para o curioso e o intelecto. Comecei a ler quando me apaixonei pela primeira vez e não parei mais. Tinha 10 anos e resolvi sonhar nos “contos de fadas” do Diário da Princesa, de Meg Cabot, em 11 edições de 300 páginas, lidas em 5 meses. 

Online a Ana só lê artigos, “preciso mover as páginas e me deliciar com o cheiro de um livro novo”. Ela também já tentou ler e-books, mas não consegue se concentrar. “Quando acheva que tinha conseguido me concentrar, me chamavam no Facebook.”

Arquivo pessoal

Dan: Qual o seu autor preferido?
Ana: Martha Medeiros. Suas crônicas são excepcionais para o meu dia ficar melhor. Acho até que ela lê minha mente, me diverte e até me responde algumas perguntas urgentes. Depois, gosto de Augusto Cury, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Zibia Gasparetto, entre outros. Na literatura de época, até hoje revejo poemas de autores brasileiros que fazem me sentir leve em meio aos problemas do mundo. 

Dan: E dos estrangeiros?
Ana: Muitos! Meg Cabot não vou esquecer, me amarrou quando adolescente, Stephenie Meyer, onde o livro humilha o filme, Khaled Hosseini, baseado em fatos que eu queria que fossem reais, Cassandra Clare, mistérios do além, John Green, com o princípio da longevidade, Teresa Rhyne, agora sim baseado em fatos reais e Rhonda Byrne, com “O Segredo” da tal felicidade. 

Dan: Quando você lê um livro, o que mais chama sua atenção?
Ana: A atenção que dou pra ele. Em minutos, às vezes horas, ele se torna as folhas de papel mais importantes do mundo! Aquelas que completam um dia, uma ideia, uma história que antes você pensava ser de um jeito e se surpreendeu quando descobriu a verdadeira. Além de completar, ele complementa sua criatividade, estimula seu pensamento positivo, dá leveza ao seu sono, liberta suas dúvidas e motiva o que mais precisamos nos dias de hoje: o estudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário